Quem tem uma doença preexistente sabe que organizar uma viagem e pensar em passar dias longe de casa pode trazer uma certa angústia. Imaginar que algo possa acontecer estando a milhares de quilômetros da sua cidade faz com que muitas pessoas até desistam de viajar ou acabem optando por destinos mais próximos.
Nessas horas contratar o seguro viagem correto, com o plano adequado, pode fazer toda a diferença. Por isso, listamos abaixo as principais dúvidas relacionadas aos viajantes com doenças preexistentes.
Qual o primeiro passo que as pessoas com doenças preexistentes devem tomar ao programar uma viagem?
AFFINITY – Consultar um médico de confiança e questionar sobre possíveis contraindicações. Depois disso contratar o seguro viagem, escolhendo a cobertura adequada para seu destino. É importante também ter em sua bagagem de mãos medicamentos de uso contínuo e de emergência, manter os dados do seu bilhete de Seguro Viagem e telefones da Central de atendimento 24 horas gravados no seu celular, informar sobre a condição preexistente a um companheiro de viagem ou guia turístico, de modo que ele possa auxiliar em casos emergenciais.
O seguro viagem é primordial para pessoas com doenças preexistentes?
AFFINITY – Na verdade o seguro viagem é essencial não somente para quem possui uma condição de doença preexistente, mas sim para todos os passageiros que pretendem fazer uma viagem, uma simples dor de cabeça pode representar inúmeras situações que podem comprometer a continuidade da viagem e dependendo do destino, esta simples dor de cabeça poderá custar e muito. O Seguro Viagem poderá minimizar os inúmeros imprevistos que podem ocorrer e trazer um pouco de tranquilidade para o passageiros e seus familiares.
Pessoas com doenças preexistentes precisam pagar mais caro para ter o seguro viagem do Affinity?
AFFINITY – Não. Os planos do Affinity seguem a normativa da Susep, cobrindo quaisquer emergências ou urgências até o valor total do plano escolhido, o que chamamos de DMHO (Despesas médicas, hospitalares e odontológicas).
Se o viajante não tem conhecimento de alguma condição preexistente e tiver que acionar o seguro ele estará coberto?
AFFINITY – Sim, terá o atendimento providenciado normalmente, porém é importante esclarecer que não haverá tratamentos, mas sim a estabilização do quadro de forma que o passageiro possa seguir sua viagem, em casos mais graves e sob orientação do médico responsável pelo atendimento, uma repatriação poderá ser providenciada, nosso objetivo sempre será a segurança e bem estar do passageiro. É sempre importante dizer que o seguro viagem não é um plano de saúde, por este motivo, não existem coberturas para consultas eletivas de rotina, continuidade de tratamentos, consultas com especialistas e etc.
Qual a diferença da atendimento do seguro viagem para o plano de saúde?
AFFINITY – O seguro viagem destina-se a atender os viajantes segurados, durante todo o período de viagem, exclusivamente em casos de emergências e/ou urgências, decorrentes de acidentes e/ou enfermidades súbitas e agudas, arcando com as despesas relacionadas a estabilização do quadro clínico do segurado, que lhe permita continuar a viagem ou retornar ao local de sua residência. Já o plano de saúde destina-se a garantir assistência médica, hospitalar e ambulatorial para atendimentos eletivos (tratamentos programados/agendados).