Você já deve ter ouvido falar de um colega, amigo ou familiar que se mudou para Portugal. E não é por acaso! De acordo com levantamento recente do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o SEF, cada vez mais estrangeiros estão apostando no País. O número de brasileiros em Portugal, por exemplo, aumentou 23,4% em 2018 em relação ao ano anterior. O país continua sendo uma das principais escolhas de quem busca uma vida mais tranquila e cheia de oportunidades pela qualidade de vida, custo relativamente baixo para se viver, clima ameno, segurança e belezas naturais.
Portugal também vem se mostrando um ótimo lugar para aproveitar a aposentadoria. Os próprios europeus vêm estudando essa possibilidade, afinal, o país é um dos lugares que oferecem melhores condições de vida no continente. Para os brasileiros, os benefícios são maiores ainda, a grande quantidade de pessoas descendentes de portugueses e a semelhança na língua nativa, são facilitadores nos momentos de resolver questões burocráticas.
Mas não é prudente tomar uma decisão dessa magnitude da noite para o dia, é algo que depende de planejamento e conhecimento. Você sabia, por exemplo, que para ir morar em Portugal como aposentado são necessárias algumas etapas, como providenciar um visto de residência e o planejamento de uma renda mínima?
Além disso são necessários muitos outros documentos, são eles:
O tempo para você recolher toda a documentação necessária requerida pelo consulado português vai variar. No mínimo vinte dias para recolhê-los ou no máximo quarenta dias, se tudo estiver correto.
De acordo com o Portal Eurodicas, levando em conta os gastos indispensáveis, pensa-se ser possível viver em Portugal com cerca de 1.200€ por pessoa. Mas tudo depende muito do estilo de vida de cada um.
Apesar de os salários em Portugal serem mais baixos em comparação com os do Brasil, o País oferece a seus moradores um poder de compra muito maior. Por isso, mesmo ganhando menos, o padrão de vida de brasileiros que se mudam para Portugal costuma ser bem melhor do que no Brasil.
As cidades mais procuradas para se morar em Portugal após a aposentadoria são Porto, Vila Nova de Gaia, Guimarães, Cascais, Setúbal, Algarve e Estoril. São cidades com estilos diferentes, para todos os gostos.
Toda a burocracia que envolve a mudança de país vale a pena: Portugal conta com paisagens bem diversificadas que vão de praias à montanhas, além de diversos pontos turísticos que podem ser tranquilamente desfrutados como Castelo de São Jorge em Lisboa, Palácio do Bolsa no Porto, Santuário de Fátima, em Fátima, entre tantos outros.